SCRUM: o que é?


Tratando-se restritamente do Rugby, scrum representa uma formação, onde 8 jogadores de cada time devem se alinhar visando a formação de uma muralha.

O trabalho de equipe é fundamental: se um falhar, toda a jogada é comprometida.


Agora podemos entender o porque deste nome para o framework criado com fundamento nesta formação, denominado de SCRUM, que serve para processos empíricos, em sistemas complexos.


Apesar de ter sido criado originalmente para desenvolvimento de software, SCRUM pode ser usado em qualquer tipo de projeto, contando que haja um certo grau de complexidade, já que ele se baseia na teoria de controle empírico de processos, ou empirismo.


Não é processo Ágil, como muitos chamam, ele é o meio pelo qual o processo será feito e deve ser utilizado para o propósito certo!


SCRUM não é simples e sim complexo, por isso não se tem templates, como receita de bolo que funcionam em um projeto e não vão funcionar em outros. A avaliação deve ser a cada momento devido a complexidade, ambiente, levando em conta, diversos fatores.


Constumo comparar a aplicação do SCRUM, com alguém que deseja fazer um bolo, dependendo de quem irá fazer, da experiência deste confeiteiro, ele não precisa de receita para saber os ingredientes necessários para fazer um excelente bolo. A prática, experiência de se fazer muitos bolos com qualidade, ou seja, se vem da experiência vivenciada por ele, é baseado no empirismo.


Até a próxima.


Venha ser ágil você também, por que:


O Maraca é nosso!!

#SCRUM #ágil

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2004 - 2020 por Clima Ágil -  O sol nasce para todos!